Ale vs Lager: as famílias cervejeiras

Hola!

Quem nunca reparou nessa diferenciação entre Lager e Ale? Em algum momento você já achou que eram estilos de cervejas?

Na verdade, Ale e Lager são famílias cervejeiras, que são definidas de acordo com o tipo de levedura escolhido para fermentar a cerveja. De uma forma simplificada, a maioria dos cervejeiros definem leveduras Lagers como aquelas que fermentam na parte inferior do tanque, e leveduras Ales aquelas que fermentam na parte superior do tanque.

Essa espuma são leveduras Ale que durante a fermentação são carreadas para o topo do tanque.

Essa definição é bem superficial, pois existem várias exceções à regra. A definição mais atual é a de que leveduras Lagers são aquelas capazes de fermentar melibiose (tipo de açúcar), enquanto as Ales não.

Além disso, outra característica bastante utilizada para diferenciar as duas famílias é a temperatura de fermentação. Enquanto as leveduras Lagers fermentam em temperaturas ideias de 11-14°C, as leveduras Ales fermentam entre 18-21°C.

Chega de definições e considerações técnicas. Quais são as consequências práticas na utilização de uma levedura Lager ou Ale?

Em termos práticos, as leveduras Lagers se adaptaram a fermentar em temperaturas mais baixas, suprimindo assim muito de sua atividade bioquímica. Com isso, a produção de sabores e aromas (ésteres, fenóis e álcoois superiores) é menor nas cervejas que utilizam essa família de leveduras.

Nossa representante, junto com a Pilsen, de estilos da família Lager.

Logo, cervejas da família Lager tendem a dar destaque à outras matérias primas (maltes, lúpulos e adjuntos). Exemplos de estilos são a Pilsen, American Lager, Bock, Munich Helles, Munich Dunkel e Schwarzbier.

As Ales, em contrapartida, são fermentadas em temperaturas mais altas e temos a formação em maiores teores de compostos que trarão sabores e aromas de frutas e condimentos. Exemplos de estilos são a Blonde Ale, Weissbier, Witbier e Trippel.

Os estilos que usei de exemplo são extremos e demonstram claramente a diferença prática (aromas e sabores) entre essas duas famílias. Outros estilos, como Kölsch e Altbier, a linha de comparação é mais tênue. Mesmo uma Pilsen, se utilizada um fermento Ale em temperaturas baixas de fermentação, pode-se passar despercebido esses aromas e sabores produzidos pela levedura.

Antes de finalizar, gostaria só de abrir um parêntese que além dessas duas grandes famílias, nós temos as cervejas fermentadas de forma espontânea e também por bactérias, como é o caso das Lambics e das Sours, respectivamente.

Agora você já sabe de onde vem essa nomenclatura de Lager e Ale. Sabe também que não são estilos de cerveja, e sim dependem do tipo de levedura utilizada em sua fermentação.

Até!

 

Fontes:

Yeast: The practical guide to beer fermentation – Chris White & Jamil Zainasheff

Degustando Cerveja – Randy Mosher

WhatsApp Image 2021-03-10 at 18.42.09

Texto por

Fabiano Ferreira de Paula

Cervejeiro caseiro desde 2016, é sócio fundador e principal consumidor da Cervejaria Fratis. Vasta experiência em escrita com foco em depoimentos do Orkut. Sommelier de cervejas pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Possui doutorado em química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também realiza atualmente seu pós-doutorado em Inovação e Biotecnologia.

Deixe um comentário