Hola!
Para degustar uma cerveja você precisa apenas de uma coisa: da cerveja!
Mas existem formas de você tornar essa experiência ainda mais agradável e até mesmo desafiadora. O Sommelier de cervejas é um profissional treinado para reconhecer as características das cervejas (cor, aroma, sabor, etc..), bem como sua relação com a história do estilo e da escola cervejeira. Ou seja, quais aromas são esperados em uma India Pale Ale americana? E em uma Scottish Ale?!
O que habilita esses profissionais são estudos e treinamento! A palavra “Treino” geralmente arrepia a todos, mas aqui é basicamente tomar diferentes rótulos e estilos de cerveja. Pois é…
Você que toma sua cerveja em casa também pode aprimorar sua degustação e seu paladar. E aqui compartilharei as principais etapas para que você possa fazer na sua casa.
Primeiramente, é desejável que você conheça a história das escolas cervejeiras, bem como seus estilos. Alguns livros como “A Mesa do Mestre Cervejeiro” de Garret Oliver e “Larousse da Cerveja” de Ronaldo Morado são duas ótimas escolhas para quem quer começar.
Outras grandes referências são os próprios Guias de Estilos das duas principais associações de cerveja do mundo. A Brewers Association (BA), dos Estados Unidos, e a Beer Judge Certificate Program (BJCP), da Europa. Ambos disponibilizam de forma gratuita seu guia de Estilos e uma descrição bem completa do que esperar de cada estilo de cerveja. Disponibilizarei o link da versão em português mais recente do BCJP no final do texto.
Conhecendo agora sobre o estilo e sua história, vamos a parte prática. Antes de começar, escolha um recipiente adequado para fazer sua degustação. A taça ISO é comumente utilizada por profissionais, mas pode utilizar uma taça de vinho branco. Na falta de ambas, dê preferência a um copo onde o corpo é mais largo que a borda.
1 – Serviço
Sirva sua cerveja, inclinando a taça em 45° para evitar formação de muita espuma. Sempre deixe de 1 a 2 dedos do copo vazio, pois isso irá contribuir para sentir os aromas;
2 – Visual
Servido a cerveja é o momento de avaliar suas características visuais como coloração ou se a cerveja é turva ou translúcida. Verifique a cor da espuma, bem como sua formação e retenção;
3 – Aromas
Leve a taça ao seu nariz e sinta os aromas da cerveja. Esses aromas podem ser provenientes do malte: pão, biscoito, tosta (caramelo), torra (café ou chocolate) e nozes.
Aromas do lúpulo como floral, cítrico, frutas tropicais, picantes, etc. Quando melhor a descrição, melhor sua avaliação, por exemplo, notas de frutas tropicais com notas de papaia e cajá.
Também podemos ter aromas de levedura, como especiarias e frutas como banana, maça, morango, etc.
Dependendo do estilo, também são encontrados aromas terciários, como barril ou frutas e especiarias adicionadas.
4 – Gosto
De um gole e saboreie. Repare nas características, se é doce, amargo, salgado, umami e/ou ácido.
5 – Sensação de boca
Repare se a cerveja aquece (alto teor alcoólico), ou se é refrescante. Se possui corpo alto ou leve (quanto mais a sensação for próxima da água, mais leve o corpo). Qual grau de carbonatação? O final é seco ou o sabor persiste na boca por um tempo?
Esses seriam os principais passos para degustar a cerveja. Após isso você terá condições de comparar com o guia de
estilos e saber se a cerveja está ou não dentro do estilo proposto, por exemplo. Lembrando de estar ou não dentro do estilo não é de forma alguma algo negativo à cerveja. O guia de estilos, como o próprio nome diz, é apenas um guia.
Lembre-se que para degustar não devemos exagerar nas doses, então se for degustar vários rótulos, vale a pena não tomar mais que meio copo de cada um, se não seus sentidos podem ser prejudicados. Também evite comidas gordurosas ou cigarros antes e durante a degustação.
Entre uma cerveja e outra você pode tomar uma água para limpar seu paladar.
Por último, caso decida experimentar diferentes estilos, comece sempre pelos mais leves e termine nas mais fortes, ou você pode ficar com paladar comprometido. Ou seja, se for degustar algumas IPAs, comece por uma Session, depois vai para uma IPA e por último uma Double IPA.
Parece complicado, mas como eu disse basta treinar e o treino é beber cerveja…logo, que bom que é complicado (?!).
Faça esse passo a passo e depois compartilhe aqui se foi de alguma valia essas informações!
Até!
Link BJCP 2015 Português
http://www.brauakademie.com.br/assets/bjcp-2015-beer-pt-br.pdf